SEO para Instagram: o que é, como fazer e rankear na rede social
Saiba como adicionar um toque de SEO para Instagram, para que mais pessoas descubram sua marca e valorizar seu conteúdo.
O Instagram já tem 1 bilhão de usuários e uma marca global, e ainda tem um negócio na plataforma que estica tempo e dinheiro que ainda não surgiu.
No entanto, apenas ter um perfil comercial no Instagram não é suficiente. Ele entende como construir sua marca nessa rede social para que os usuários não se esqueçam dela e sempre se envolvam com ela, afinal, não seria divertido apenas dar um ou dois likes no seu post, não é mesmo?
De acordo com uma pesquisa publicada, mesmo conhecendo a maior de todas as oportunidades do Instagram tem o potencial de alcançar taxas de engajamento 4x maiores do que o próprio Facebook, a rede social mais utilizada no mundo.
Já ouviu falar de SEO para Instagram? Essa estratégia de marketing é capaz de aumentar os resultados do seu perfil, encontrar um público segmentado e engajado. Para isso, é preciso ter um bom planejamento de palavras-chave, hashtags e relacionamento com influenciadores.
O Instagram é uma das melhores plataformas online para profissionais de marketing atualmente. Mas não adianta estar online se você não souber como tirar o máximo proveito do seu perfil. O SEO para Instagram é um grande aliado.
Usando uma estratégia semelhante ao marketing de conteúdo, pode-se desenvolver um excelente funil para atrair e reter novos clientes. É exatamente isso que vamos discutir neste artigo.
É justo dizer que, para nós, profissionais de marketing de mídia social, fazer com que nossa marca seja descoberta não é uma tarefa fácil. Veja os profissionais de marketing de conteúdo, por exemplo. Eles têm o Google. Eles podem otimizar o conteúdo para SEO.
Como funciona o SEO para o Instagram?
Se o SEO trata de classificar bem as páginas em mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo!, como o SEO funciona no Instagram?
Bem, em primeiro lugar, é preciso dizer que o SEO para Instagram tem semelhanças e diferenças com as práticas usadas em sites, blogs ou lojas online.
Uma das diferenças é que você não pode alterar a estrutura do código do Instagram, a menos que esteja integrando a rede social com outras ferramentas.
Ainda assim, o SEO técnico de uma página não pode ser otimizado.
Por isso, todo o resto deve estar bem estruturado para que seu perfil tenha mais impacto.
Outra diferença é que os posts do Instagram não vão ranquear da mesma forma que acontece nos mecanismos de busca, por exemplo, posts de blogs, páginas de produtos de e-commerce ou mesmo posts do Twitter, onde os usuários respondem como recomendações de páginas específicas quando fazem sua busca.
No caso do Instagram, os algoritmos do mecanismo de pesquisa classificarão seu perfil e seu nome de usuário é a principal palavra-chave que aparecerá nos resultados de pesquisa do usuário.
Agora, podemos citar que as semelhanças entre o SEO para Instagram e o SEO para buscadores mais comuns é que a acessibilidade do conteúdo é muito importante para o seu perfil ranquear bem, principalmente ao usar alt text em imagens, já que o meio visual é o foco do Instagram.
Além disso, se você vende produtos no Instagram Shopping, os algoritmos dos buscadores também vão considerar sua otimização e descrição detalhada como um ponto positivo em seu perfil.
Como o SEO pode ajudar a aumentar o reconhecimento da sua marca
As práticas de SEO, seja para o Instagram ou qualquer buscador que conhecemos na internet, não só ajudam a impulsionar sua marca, como são a base dela!
Isso porque as técnicas de SEO mostram aos algoritmos dos mecanismos de busca que sua marca é relevante, coerente e consistente em todos os pontos de contato com o público.
Utilizando boas práticas de SEO, esse é um trabalho contínuo e envolve análises constantes, e para um algoritmo que sua marca se preocupa, isso significa servir conteúdo relevante para as pessoas, buscando sempre melhorar a experiência do usuário.
Assim, esses algoritmos “retribuem o favor” aumentando a visibilidade de sua página e perfil, mostrando sua marca entre os primeiros resultados de uma busca na internet.
Vale lembrar também que se você possui uma marca e deseja promovê-la no Instagram, precisará ativar uma conta comercial, até porque, segundo estatísticas da própria rede social, 90% dos usuários do Instagram seguem uma empresa e um terceiro Dois em cada 10 usuários disseram que a web facilita as interações entre empresas e clientes.
Agora, desde que façam um bom trabalho, essas páginas começam a gerar tráfego a partir dos resultados dos mecanismos de pesquisa mês após mês.
Mas para nós, bem, temos que contar com o boca a boca, contar com os usuários para compartilhar nosso conteúdo com a rede deles e, principalmente, criar uma espécie de SEO do Instagram.
Acontece que também podemos fazer SEO e usar essa estratégia de marketing para atrair novos seguidores.
Neste post, discutiremos o SEO do Instagram em detalhes. Também abordaremos algumas estratégias para otimizar suas postagens e perfis sociais para palavras-chave relevantes.
Antes de começarmos, vamos discutir como a pesquisa por palavra-chave funciona no Instagram e como ela mudou recentemente.
Como funciona o SEO para Instagram?
No marketing de conteúdo, pensamos muito em SEO quando traçamos uma estratégia de planejamento para um site ou blog. Agora, você deve estar se perguntando: mas de onde surgiu o Instagram?
Bem, a resposta pode ser encontrada na natureza dos motores de busca como o Google. A pessoa responsável pelo blog geralmente tem responsabilidades semelhantes às seguintes:
Defina sua persona de blog;
Planejamento de palavras-chave relacionadas;
produzir conteúdo consistente, coerente e de alta qualidade;
Atualize o conteúdo antigo e fortaleça a otimização do mecanismo de pesquisa da página;
Entre outras coisas.
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