(77) 3455-2318 | (77) 3455-2272
Quinta, 24 Agosto 2017 16:51

6 Vantagens de um ERP Para Sua Empresa Crescer

Montar o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois a cada três brasileiros entre 25 e 35 anos tem como principal meta de vida ter o seu próprio negócio. Para que esse sonho seja concretizado com sucesso, para que o empreendedor tenha bons resultados, é preciso que tenha um bom controle sobre cada setor dentro da empresa, isso inclui RH, comercial, financeiro, controle de estoque, administrativo, etc.

Analisar e gerir toda a informação gerada por esses setores, geraria um custo alto, seria necessário várias pessoas trabalhando especificamente nessa função e teria um gasto de tempo grande. Para suprir essa necessidade com eficiência, agilidade, confiabilidade e  menor custo, foi desenvolvido sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que em português é traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais.
Um ERP tem como objetivo fornecer para o empresário, gerente e os demais responsáveis, recursos que diminui custos, otimiza resultados e tonifica a gestão, tornando possível o acompanhamento de cada setor de forma unificada, pois o ERP possui módulos para cada setor dentro de um só software.

Pensando na importância de um ERP dentro de uma empresa, criamos esse artigo para listar 6 bons motivos para aderir a um software ERP, são eles:

1 - Corte de custos desnecessários.

Com um ERP a empresa poupará custos, pois grande parte de tarefas que são controladas por papeis, cadernos, agendas, etc. Passarão a ser controlada dentro do próprio ERP. Além disso, economia com o tempo gasto de forma ultrapassada será poupado e assim sendo utilizado em outras tarefas, pois o ERP facilitara e agilizara o processo de gestão, fechamentos de vendas, controle de estoque, relatórios, agendamentos, controle de inadimplência, etc.

2 - Redução de erros.

O fluxo dos processos de uma empresa ficam mais visíveis quando dentro do ERP, tendo todo o histórico das ocorrências registrados, o que facilita as tomadas de decisões e o planejamento. Um bom exemplo é a redução de erros relacionados ao estoque. Com o ERP, sua empresa consegue manter as quantidades mínimas de produto, considerando a demanda. Como resultado, prejuízos resultantes de mal planejamento deixam de ser um problema.

3 - Gestão unificada.

Os sistemas ERP permitem a integração de diversos departamentos e até filiais, proporcionando ao gestor uma visão mais ampla dos resultados consolidados tanto no nível amplo da empresa, quanto no de desenvolvimento individual. Como consequência, o serviço realizado por cada funcionário da organização é acompanhado e tem-se maior controle dos benefícios a serem pagos.

4 - Eficiência e agilidade em vendas.

Com um ERP seus clientes serão atendidos de forma rápida, pratica e eficiente. Como resultado, sua empresa diminuirá a fila de atendimento, clientes estarão sempre satisfeitos e dispostos a fazer futuras compras e por consequência, você terá um diferencial entre seus concorrentes.

5 - Planejamento de metas e estratégias de mercado.

Traçar metas e planejar estratégias sem ter uma visão ampla e limpa do comercio é uma tarefa difícil, pois planejar resultados futuros sem saber ao certo a situação atual, é bem provável os resultados não serão como esperado. Para solucionar esse e outros problemas, um ERP é desenvolvido sobre muita análise e testes por pessoas especializadas para que o empresário tenha um total controle sobre informações financeiras, comerciais, histórico de clientes e relatórios específicos para cada necessidade. Um exemplo é a necessidade de traçar uma meta de vendas, caso essa tarefa for feita sem um sistema de gestão, as pessoas envolvidas vão gastar horas analisando papéis e mesmo assim podem não ter um resultado exato. Para um ERP isso seria uma tarefa rápida, pratica e confiável. 

6 - Aumento da produtividade.

Um ERP torna a empresa mais produtiva, pois agiliza e organiza informações e favorece o acesso aos dados e indicadores mais importantes para tomada de decisões que tragam maior fluidez ao trabalho.

Sem contar que um ERP permite feedbacks mais rápidos em relação a procedimentos essenciais na empresa, permitindo que todas as equipes procurem se adequar e atuar mais engajadas, em prol dos mesmos objetivos, diminuindo ruídos e queda de produtividade.

Deixe um comentário