(77) 3455-2318 | (77) 3455-2272
Terça, 01 Agosto 2017 08:22

10 dicas para melhorar sua empresa neste semestre Destaque

Sabemos que o encerramento do semestre (Junho e Dezembro) é um mês aquecido para vendas, no caso de Junho no Nordeste é ainda mais agitado! É um período que quando passa, sentimos falta. Mas e agora, o que fazer já que a melhor época do semestre se foi? Esperar pelo dia dos pais, das crianças ou pelo Natal?  Não mesmo!

Vendeu bem? Ótimo, comemore com sua equipe, valorize aqueles que contribuíram para o resultado, e volte ao trabalho.

Não vendeu bem? Então identifique suas falhas, reúna com sua equipe, converse, peça opiniões tente entender o que não deu certo, aprenda, e volte ao trabalho.

Veja o que você pode fazer depois de Junho ou Dezembro (ou em qualquer outra época):

  1. ANALISE E REAVALIE SEU ESTOQUE
    Veja os produtos que estão saindo de moda (ou ficando vencidos), separe-os, faça uma promoção, anuncie, e venda também em Julho!
    Faça uma contagem de estoque, catalogue todos os produtos que você tem, veja os produtos que mais foram vendidos, e tenha esta analise em mãos para se projetar melhor para as próximas festas Juninas (faça isso também para outras datas comemorativas).
     
  2. REDUZA SUAS CONTAS A RECEBER
    Tão importante quanto vender, é receber.

    Separe os “fiados”, eleja alguém da empresa (ou até de fora) para ficar responsável pela cobrança, se possível, pague uma comissão por recebimento para que a pessoa se empenhe mais ainda (cobrar dos outros não é uma tarefa fácil e tão pouco agradável, e por isso deve ser valorizado). Lembre-se de ter todos os dados da pessoa na hora de cobra (isso assegura seus direitos), emita carta de cobrança formal e com logo da empresa. Seja discreto, mas exija seus direitos.

    Ainda não conseguiu receber? Então negative no SPC, Serasa, CDL, Sindac, etc!
     
  3. CONTROLE SEU FINANCEIRO
    A maioria das empresas não controla as despesas ou contas a pagar direito, geralmente contam somente com as vendas para cobrir os custos diversos que envolvem o negócio. Porém, em tempos de recessão quando não é possível aumentar o volume de vendas e este tende a cair, o que temos que fazer é ir pra cima dos custos. Avalie todos os custos fixos e variáveis da sua empresa, tente entender melhor para onde está indo seu dinheiro, feito isso veja quais destes custos você consegue reduzir ou cortar.

    O coração de uma empresa é o seu fluxo de caixa (Bombeamento de dinheiro), se você não cuida bem dessa parte, você corre sérios riscos. O Lucro de uma empresa não está em vender muito, e sim em Gastar menos do que Recebe.
     
  4. PREPARE SUA EQUIPE
    Aproveite a época de menor movimento para capacitar você e sua equipe, busque cursos (o Sebrae e o CDL podem ajudar nisso), participe de feiras do seu setor, se não puder ir presencialmente, procure Online, o Sebrae e a Endeavor tem ótimos conteúdos online de aprendizagem.
     
  5. MELHORE A IMAGEM DA SUA EMPRESA, FORTALEÇA SUA MARCA
    Com as redes sociais em alta, e a tecnologia cada vez presente, é requisito obrigatório sua empresa ter no mínimo uma Página no Facebook. Crie páginas e perfis nas redes sociais, poste fotos e momentos que envolvem seus produtos, crie uma relação mais próxima com seus clientes. Além disso o comportamento do consumidor está mudando constantemente, hoje não basta apenas ter o produto, e ter um bom preço, isso os concorrentes também tem.

    É preciso se diferenciar, ter um serviço melhor, um diferencial, algo que toque o cliente.
     
  6. SEJA RESILIENTE
    Problemas, dificuldades, sempre vão existir. Mas é você quem decide como passar por cada um deles!
     
  7. MUDE! ADAPTE-SE! ATUALIZE-SE
    O mundo muda o tempo todo, a tecnologia tem mudado o mundo como nuca, então se você não se atualizar, é certo que irá ficar pra trás. Ter um negócio não é mais tão simples como antes. É preciso adaptar-se e traçar novas estratégias o tempo todo. Mas tome cuidado para não perder a essência da Missão e Visão da sua empresa!
     
  8. ENCONTRE BOAS PESSOAS PARA ESTAREM AO SEU LADO
    Apesar de desemprego estar em alta no país, o que mais temos visto dos proprietários de pequenos negócios é a dificuldade em encontrar boas pessoas para integrar à equipe. Falta mão de obra qualificada, e que queira trabalhar e fazer acontecer.

    Se você tem objetivo de crescer e prosperar em seu negócio, precisará contratar os melhores, os mais dispostos, pessoas empreendedoras que façam mais que a obrigação, enfim os mais “VIVOS” para o negócio. E quando encontrar boas pessoas, valorize-as, não é fácil encontra-las.
     
  9. FAÇA UMA GESTÃO EFICIENTE DO SEU NEGÓCIO
    A vida de um empreendedor é muito corrida, e cheia de atividades, com isso falta tempo pra dar conta de tanta coisa. É por isso que você não pode deixar de planejar e fazer uma gestão eficiente da sua empresa. Como fazer isso? Analise como funciona o seu dia a dia, e da sua equipe, tente padronizar e criar processos para cada passo que é dado. Defina quem é responsável pelo que dentro da empresa, faça com que ela cuide desta parte e seja responsável pelos resultados positivos ou negativos daquilo que foi encarregada.
     
  10. USE E ABUSE DE UM SOFTWARE DE GESTÃO DE QUALIDADE!
    Nos tempos antigos gerenciar um negócio com caneta e papel era possível e simples, naquela época, não havia tanta concorrência, colocar preço errado no produto? Sem problemas! A margem dos outros equilibrava. O mundo não era tão Digital e tão conectado, então a caneta e papel eram parceiros fortes do empresário.

    Mas os tempos mudaram, a concorrência aumenta o tempo todo (a estimativa é de que em 50 anos existam no Brasil 1 empresa ou pequeno negócio para cada 5 pessoas), o consumidor está cada vez mais informado, exigente, conectado, e para completar o governo criar dezenas de milhares de regras tributárias e confusas (o sistema tributário brasileiro é tido como o mais complexo do mundo)!

    Dar conta de um negócio no Brasil Atual é coisa de atleta de nível olímpico, tem que ter raça, trabalhar duro, e acima de tudo gerir bem toda esta situação. Se você ainda não usa um sistema de gestão, então já está atrasado, se usa e ainda não faz uso pleno ou não consegue enxergar o valor que ele traz pra você (Usa apenas para atender à alguma obrigação fiscal por exemplo), Você também está atrasado!

    VOCÊ PRECISA TER EM SUA EMPRESA UM SOFTWARE DE QUALIDADE E BEM IMPLANTADO!

Uma verdadeira maratona não é? Por isso reafirmo, ser empreendedor hoje e dono do próprio negócio é praticar atletismo a nível olímpico!
Se você encontra dificuldades para “encaixar” as coisas e fazer sua empresa funcionar como gostaria, talvez precise estudar um pouco mais (ou estudar muito) sobre gestão, ou, se tiver disponibilidade financeira, contratar um consultor, que poderá ajudar e acelerar no processo. Mas atenção: A não ser que sua empresa tenha dinheiro o suficiente para bancar um consultor indefinidamente ou contratar um gerente de alto nível, VOCÊ é quem precisará dar conta do recado. Não caia na Zona de Conforto, busque sempre novos desafios. Levar uma vida de empreendedorismo e em busca de desafios, é como praticar exercícios, você pode ater ter dificuldade no início, achar cômodo, ter preguiça, mas após um tempo persistindo, isso se torna parte de você, seu corpo e sua mente vão pedir por isso, e aí você conseguirá traçar uma estratégia e alcançar o "Troféu Olímpico".

Dica:

Se precisar de um ótimo sistema de gestão para ajudar em vários aspectos do que foi falado acima, Conte com o Maxpró ERP. É um sistema de gestão que está a mais de 10 anos no mercado, atende empresas em mais de 5 estados, possui suporte de qualidade e multicanal (Chat, Help Desk, E-Mail, Telefone, Vídeo Aulas e Manuais).
Aprovado na última pesquisa de satisfação, o Maxpró vem ganhando destaque no mercado. Aproveite para conhecer e ver o que ele pode fazer pela sua empresa, e por você!

Gostou das dicas acima? Compartilhe com a gente, envie suas dúvidas.

 

Deixe um comentário