(77) 3455-2318 | (77) 3455-2272
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 67

Quarta, 15 Fevereiro 2017 14:34

Indicadores mostram otimismo para a economia brasileira em 2017

Alguns indicadores do termômetro da economia brasileira mostram que a economia vem se recuperando desde o final de 2016. Os números sobre a venda de papel ondulado, pedágio de veículos pesados, consumo de eletricidade e outros indicam uma reação positiva da economia. A previsão, segundo os economistas, é que o país comece a crescer no terceiro trimestre deste ano de forma significativa.

Esses indicadores dão uma prévia da direção que o país irá tomar. Quando se vende mais papel ondulado, há uma expectativa no aumento do consumo de bens. O aumento no consumo de eletricidade pode indicar que as fábricas estão voltando a produzir mais. Com estes indicadores começando a entrar em campo positivo, as perspectivas para a economia brasileira em 2017 são cada vez melhores.

Em dezembro, o movimento de veículos pesados em estradas de pedágio cresceu 4,8% comparado a novembro. Segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em janeiro, o movimento geral nessas vias cresceu 1% frente a dezembro.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de eletricidade no país cresceu 0,5% comparado com novembro de 2016 e a indústria foi a principal responsável por este aumento. O consumo do setor, em dezembro de 2016, cresceu 0,9%.

Esse dado, somado a uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), sugere que a indústria está retomando a produção. O nível de utilização da capacidade instalada, que é quanto do parque fabril está em uso, cresceu 1,7 ponto percentual no fim do ano passado, para 74,6%.

Os investimentos tiveram um crescimento de 3,9% no mês de dezembro comparado com o mês de novembro de 2016, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), o que indica de fato que aos poucos a economia no Brasil vem se tornando mais confiante. Trazendo mais confiança tanto para os empresários e consumidores.

Contudo; embora ainda haja algum pessimismo por parte de algumas instituições e economistas que dão a previsão somente para 2018. A economia brasileira tem dado sinais de melhoria sim. E aos poucos a confiança na economia brasileira está retomando as ações dos investidores, empresários e do consumidor.

Deixe um comentário